04/09/2012

Senar promove curso de processamento e derivados do leite de cabra em Aracaju

O leite de cabra pode ser considerado uma alternativa para aqueles que têm problemas digestivos ou que possuem intolerância ao leite de vaca.

O derivado do leite de cabra tem ganhado mais espaço entre os sergipanos. Prova disso é a participação de 17 alunos no curso de ‘Processamento e Derivados do Leite de Cabra’, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Sergipe.

Com carga horária de 40 horas, a capacitação que iniciou dia 18 de agosto e foi concluída no dia 1º de setembro. No último dia, o instrutor do Senar, Antônio Andrade junto com os alunos visitaram uma fábrica artesanal de derivados do leite de cabra para conhecer o dia a dia de fabricação artesanal.

Entre aulas teorias e práticas, o instrutor explanou sobre as boas práticas no uso do leite, seus benefícios e demonstrou na prática, como criar os produtos derivados do leite de cabra, a exemplo de queijos, doces, iogurtes e até achocolatado.

Para o superintendente do Senar, Dênio Leite, o objetivo é agregar valor ao leite de cabra e despertar o criador para o agronegócio do setor de leite. “O Senar sempre está presente quando solicitado, então, essa foi mais uma oportunidade de ajudar ao homem do campo, assim, ele estará mais competitivo no mercado de derivados do leite”.


Benefícios
O leite de cabra pode ser considerado uma alternativa para aqueles que têm problemas digestivos ou que possuem intolerância ao leite de vaca. Outro ponto positivo é a digestão e a absorção, duas vezes mais rápida em comparação ao leite de vaca, por isso, é indicado para crianças e idosos desnutridos. Ele também é rico em ferro e minerais.

O presidente da Federação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado de Sergipe (Faccos), Amaro Ezequiel, presente no curso, contou que a capacitação surgiu da necessidade das associações filiadas à Federação em aprenderem um pouco mais. “O Senar é um parceiro da Faccos, sempre está disposto a atender nossas solicitações”. Ele destacou que o mercado de leite de cabra em Sergipe é forte. “A cidade de Poço Verde foi beneficiada com a liberação de verba para a aquisição de equipamentos, que servirão para alavancar a produção de produtos derivado do leite de cabra, então, os produtores tem apostado nesse setor”.

Durante as aulas, os alunos aprenderam cinco variedades de queijo: maturado, coalho, frescal, requeijão cremoso e ricota, além da confecção do doce de leite, iogurte e achocolatado. Para o instrutor do Senar, Antônio Andrade, o mercado precisa ser incentivado a receber os produtos derivados do leite da cabra. “Trabalhar com o leite de cabra é tão fácil quanto trabalhar com o leite de vaca e o resultado é semelhante e acessível a todas as pessoas”.

Com informação, agora os alunos podem praticar mais e no futuro obter uma renda extra com suas produções. “O interesse da turma foi surpreendente, o que me deixou bastante satisfeito. Agora, eles podem reproduzir o aprendizado e incrementar a economia familiar com a venda dos produtos”.

O curso foi realizado na sede do Senar, em Aracaju, mas contou com a participação de alunos de vários municípios, como Itabaiana, Itaporanga d’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro, Capela e Aracaju.

O aluno Nicanor Leal, de Capela, não se arrependeu por ter que se deslocar 132 quilômetros no trajeto de ida e volta até o local do curso. “Já trabalhava com o queijo frescal, mas não aumentei a produção, por não saber como desenvolver outros tipos de alimentos. Com o curso aprendi a fazer outros tipos de queijos, agora, poderei complementar a renda”.

Pedro de Almeida Lima Júnior, de Itabaiana, com a família possui uma propriedade que está recebendo um projeto voltado para a criação de caprinos e ovinos. Pensando nesse projeto, ele já se adiantou e está se capacitando. “O projeto será desenvolvido em médio prazo, então, preciso me capacitar, para não ter tantas dificuldades no futuro”.

Diferentes de muitos jovens, Pedro não pensa em morar na cidade. “Meu sonho não é sair do interior, quero viver do meu trabalho, mas dentro da minha vocação, que é lidar com o setor agropecuário”.

ANCO
Imprimir
Indicar para um Amigo
MERCADO
PARCEIROS:
Anuncios Gratis | Classificados Web - BuddyTrading

© 2001 - 2014 ACCOBA. Todos os direitos reservados.